O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, utilizou uma entrevista ao Jornal Nacional da quinta-feira (24/10) para alertar a população sobre o golpe do falso advogado. Ele destacou a relevância da campanha institucional da OAB no combate a essa prática criminosa que tem lesado inúmeros cidadãos.
A metodologia usada pelos criminosos
Simonetti enfatizou que a tática mais comum empregada por essas organizações criminosas é a exigência imediata de transferência de valores. Geralmente, solicitam o pagamento via PIX ou boleto, formas que dificultam a identificação dos verdadeiros titulares das contas.
O presidente da OAB orienta que o cidadão deve imediatamente desconfiar quando houver uma tentativa muito insistente de que seu direito só será garantido mediante o pagamento imediato de qualquer quantia ou valor. Segundo ele, essa não é uma prática lícita da advocacia.
Como verificar a identidade e se proteger do golpe
A principal recomendação da OAB para quem desconfiar de um contato é utilizar a plataforma digital ConfirmADV. Essa ferramenta permite verificar a identidade profissional de qualquer pessoa que se apresente como advogado, consultando o Cadastro Nacional dos Advogados (CNA).
Para confirmar a identidade, basta o cidadão inserir os dados solicitados na plataforma e aguardar a confirmação. Desde o seu lançamento no final de abril de 2025, a ConfirmADV já foi acessada por quase 22 mil pessoas. O presidente da OAB revelou que mais de 5,7 mil identidades de supostos advogados não puderam ser confirmadas por meio da plataforma.